Fique bem informado, acompanhe nosso blog, com artigos, notícias e novidades com aquele “Q” de qualidade Qualtec.

EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS (COVID-19): COMO MANTER SEU SISTEMA DE GESTÃO EM MEIO À PANDEMIA

Em tempos de pandemia, como garantir o bom funcionamento de seu sistema de gestão sem colocar os colaboradores em risco?

Publicado em
March/2020

Com a atual situação do mundo, em que vivemos uma pandemia, a OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que, para o bem de todos (principalmente dos grupos de risco), devemos ficar em casa e não frequentarmos locais com aglomeração de pessoas, além de outras medidas de higienização e convívio social cabíveis para a menor disseminação do coronavírus (COVID-19).
Com estas orientações, muitas empresas e outras esferas da sociedade tiveram suas atividades parcialmente ou totalmente ajustadas à esta nova situação, afetando negócios não só no Brasil, mas no mundo todo.
Como garantir, então, o bom funcionamento da empresa e o cumprimento das medidas mínimas de saúde e segurança para todos?

 

Quais medidas a sua organização pode tomar para reduzir os danos?

 

Como mencionado acima, em tempos de crise, precisamos voltar a gestão para a situação temporária em questão, para minimizar ao máximo os efeitos que irão causar.
Para isso, indicamos que sua organização faça a gestão da crise e crie um planejamento pensando nos diversos cenários.

 

Como iniciar a gestão da crise?

Primeiramente, devemos esclarecer que o momento pede que as funções passíveis de serem realizadas via home office (cada colaborador trabalhando diretamente de casa) utilizem desse artificio.
São inúmeras ferramentas gratuitas que permitem que você se conecte a outro(s) colaborador(es) e discuta a situação atual da empresa e os próximos passos a serem dados.
É importante que seja realizado um levantamento de todas as atividades e funções afetadas, além de apontar alternativas para contornar as situações levantadas.
Além disso, o momento é propício para que os gestores aproveitem e organizem toda a documentação da organização, revejam as “dores” da organização e trabalhem nas questões pendentes (como continuar a implantação do sistema de gestão, fazer aquela análise crítica que está atrasada, agendar treinamentos online para seus colaboradores, entre outras ações).

Reuniões e treinamentos podem ocorrer de maneira remota caso você necessite de auxílio, uma vez que trabalhar de maneira individual pode ser desgastante além de limitante (quanto mais “cabeças”, mais ideias).

 

O que o coronavírus (COVID-19) nos mostra em relação à maneira Qualtec de trabalhar?

Mudanças nas relações humanas e modus operandi das organizações tem ocorrido juntamente com o avanço da tecnologia.
A Qualtec Consultoria, ao longo de seus 32 anos de experiencia, sempre acompanhou as mudanças e tendências mundiais para manter-se atualizada e melhor atender seus clientes.
E é por isso que estamos preparados para auxiliá-los neste momento de crise.
Além da Plataforma Qualtec, que dispõe de várias normas para implantação e manutenção, também trabalhamos de maneira remota para que o sistema de gestão da sua organização não pare e prejudique as atividades da sua empresa.
Não deixe parado o seu sistema de gestão!

Entre em contato conosco para que, juntos, seja possível encontrar a melhor solução para auxiliar a sua empresa a continuar prestando manutenção em seu sistema de gestão, sem deixar de garantir as medidas necessárias para a saúde de seus colaboradores.


Roberta Marotti Martelletti Grillo
Bióloga especialista em Gerenciamento Ambiental e Sustentabilidade
Mestre em Biologia Vegetal
Consultora Ambiental na Qualtec Consultoria