BRC - British Retail Consortium (BRC) - Norma Global para Segurança de Alimentos

O British Retail Consortium (BRC) é uma organização comercial que reúne as principais cadeias de distribuição do Reino Unido com o objetivo de representar os interesses dos seus revendedores. Esta organização desenvolveu e introduziu em 1998, um referencial que é reconhecido e aceito pela GFSI – Global Food Safety Iniciative e que possui caráter obrigatório para todos os fornecedores do Reino Unido.

O BRC tem um conjunto de normas específicas para assegurar que os critérios da qualidade e segurança são cumpridos em todas as etapas da produção dos produtos alimentares: BRC Food | BRC Packaging | BRC Storage and Distribution | BRC Consumer Products | BRC Agents and Brokers

BRC FOOD - pretende assegurar que os critérios da qualidade e segurança necessários para que uma empresa possa fornecer distribuidores/retalhistas de produtos alimentares são cumpridos.  A Certificação BRC Food pressupõe a adoção e implementação da metodologia HACCP, a existência de um sistema de gestão da qualidade documentado e eficaz, e o controle das condições ambientais das instalações, controle do produto, processo e pessoas.

O Padrão Global da BRC para a Segurança Alimentar está dividido em quatro seções: 

 Seção I descreve o formato do padrão, o alcance e os benefícios. Ele descreve um sistema de gestão da segurança alimentar em que o produtor deve ter um entendimento completo de seus produtos e implementar sistemas para identificar e controlar os riscos que são significativos para a segurança dos produtos.  

Dois elementos-chave são descritos, ou seja, Compromissos da Alta Direção para gestão da segurança alimentar e o desenvolvimento de um plano de segurança alimentar com base nos princípios HACCP. 

 Seção II detalha os requisitos da norma.  

Estes são listados em sete categorias principais (o número entre parênteses refere-se ao número de posições em cada seção): 

1. Compromisso da Alta Direção e  Melhoria   Contínua (0)

 2 O Plano de Segurança Alimentar - HACCP (13)

3. Segurança Alimentar e Sistema de Gestão da Qualidade (11)

4. Normas do Site (12)

5. Controle do Produto (7)

6. Controle de Processos (3)

7. Pessoal (5)

Seção III descreve como obter a certificação e dá detalhes sobre o processo de auditoria , incluindo a seleção de um organismo de certificação, bem como o processo de certificação.

Seção IV descreve o Diretório BRC, um banco de dados pesquisável de (a) sites de certificados contra os quatro BRC, e (b) os organismos de certificação .

 

BRC PACKAGING -  é aplicado a produtores de embalagens, destinadas a estarem em contacto direto com produtos alimentares, obrigando estes a definirem sistemas de controle apropriados para assegurarem a segurança dos alimentos.  O BRC (British Retail Consortium) em conjunto com o IOP (The Packaging Society), desenvolveu esta norma para proporcionar aos  fornecedores  e produtores o cumprimento na íntegra das suas obrigações legais.

BRC STORAGE AND DISTRIBUTION -  define um conjunto de boas práticas que asseguram a segurança do produto, bem como, que a gestão operacional é desenvolvida, implementada e mantida, por qualquer organização envolvida no armazenamento e/ou distribuição de mercadorias. Este referencial é também relevante para organizações que armazenam e/ou distribuem alimentos, produtos de consumo e materiais de embalagem. Aplicado a todas as formas de transporte.

BRC CONSUMER PRODUCTS - define um conjunto de requisitos, que quando aplicados, asseguram aos produtores ou embaladores, a produção de produtos com qualidade, seguros e de acordo com a legislação aplicável. Destinam-se a produtos de consumo não alimentares, como brinquedos, produtos têxteis, componentes elétricos, entre outros.

(+) Mais Normas

Agenda de treinamentos

© Copyright 2016 - 2019. Todos os direitos reservados - #MadeWithFeeling