ABNT NBR ISO 37001 - Antissuborno

A ABNT NBR ISO 37001:2017 - Sistema de Gestão Antissuborno é uma norma sobre sistemas de gestão antissuborno. É compatível com a norma ISO37001:2016.

Foi desenvolvida para auxiliar as Organizações a implementar, manter e aperfeiçoar um programa de gestão antissuborno.

Reflete as boas práticas internacionais. Especifica a implementação, pela Organização, de políticas, procedimentos e controles que são razoáveis e proporcionais, de acordo com os riscos de suborno que a organização enfrenta.

OBJETIVOS

O objetivo da norma é estabelecer requisitos e fornecer orientações para um sistema de gestão concebido para ajudar uma organização a prevenir, detectar e responder ao suborno e cumprir com as leis antissuborno e compromissos voluntários aplicáveis às suas atividades

A norma é aplicável em todas as organizações, de qualquer segmento, independentemente do tipo, tamanho e natureza da atividade, e se a Organização é do setor público, privado ou sem fins lucrativos. Esta norma é aplicável apenas a suborno.

 Se desejável pela Organização, o Escopo pode incluir outros itens relacionados com corrupção, tais como fraude e  lavagem de dinheiro.

Apesar das Organizações possuírem um Programa de Integridade, a maioria delas irá encontrar alguns gaps entre seu Programa de Integridade e os requisitos da norma ABNT NBR ISO 37001:2017 - Sistema de Gestão Antissuborno, tanto em documentos e registros emitidos quanto em práticas adotadas.

BENEFÍCIOS

Benefícios já resultantes de empresas certificadas:

  • Garantia maior aos acionistas e diretores sobre a mitigação de riscos de suborno
  • Divulgação ao mercado nacional e internacional
  • Benefícios para a imagem da Empresa
  • Benefícios obtidos em processos de Due Diligence feito pelos clientes
  • Atendimento a requisitos de processos licitatórios públicos
  • Benefícios em processos de fusão e aquisição de organizações
  • Fechamento de novos contratos
  • Fortalecimento do Programa de Integridade
  • Profissionais fortalecidos na sua autoestima

ATUAÇÃO DA QUALTEC

A Qualtec acredita em soluções e tem as ferrramentas para o emprego da ética e dos padrões normativos de integridade no meio corporativo e institucional, como instrumento de prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção.

 No intuito de atender a demanda de um mercado exigente com a credibilidade e o alto padrão técnico exigido, a QUALTEC atua na implantação, treinamento e auditorias para Sistemas de Gestão Antissuborno.

Diagnóstico de Gap -
Execução de diagnóstico, analisando as práticas executadas descritas nos procedimentos de trabalho do Sistema de Gestão atual em relação aos requisitos. Tem as características de: ser Independente do ciclo de atividades de certificação e Identificar desvios (gaps) atuais da organização com relação ao programa. Segue uma abordagem de auditoria: análise das práticas atuais e disposições planejadas pela organização, através de: entrevista aos principais responsáveis do sistema e pessoas designadas pela organização e amostras documentais pontuais, onde relevante. Os desvios identificados têm uma natureza potencial, baseiam-se na evidência e informação recolhida sobre o que existe no momento do gap e o que está previsto, e os requisitos que futuramente a organização terá de cumprir.
O grande diferencial do diagnóstico da Qualtec é o relatório entregue a organização que dispões os requisitos e apresenta a prática a ser aplicada, apresenta todos os pontos para apoio na definição do cronograma de trabalho adequado.

Treinamento ABNT NBR ISO 37001:2017 - Propicia aos participantes a interpretação da norma e apresenta os requisitos necessários para a implementação.  

Auxílio na Implantação - Desenvolvimento de procedimentos e manuais e elaboração de processo.  Aperfeiçoa a eficiência e eficácia de processos (produtivos e administrativos correlatos).  Define processos de trabalho e de sistemas que são claramente entendidos, gerenciados e melhorados.  Implanta indicadores de desempenho.  Busca de soluções personalizadas, sistema de gestão adaptado à estrutura da empresa.

Auditoria Interna - Nas auditorias são identificadas oportunidades de melhoria, visando à total compatibilidade entre os processos em operação e os processos descritos nos documentos. Tem a vantagem de avaliações independentes, visão externa e neutra do sistema, resultados mais objetivos e maior número de oportunidades de melhorias.

CLIENTES QUE NOS FORTALECEM