ISO 37001: REALIDADE OU “FOGO DE PALHA”? A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO ISO 37001

Publicação: 29/03/2018

Fatores que levam as Organizações à Implantação do ISO 37001.

A norma ISO 37001 já é uma realidade e veio para ficar. Além dos esforços governamentais, as Organizações precisam e estão se mobilizando para reduzir a corrupção e suborno no Brasil.

Vocês já imaginaram um mundo sem corrupção? Lamentavelmente isto não é possível. Corrupção e suborno sempre existiram no mundo e no Brasil, basta ver nossa história. O ponto que devemos discutir é “qual é o apetite” dos corruptos e corruptores. Países como Nova Zelândia, Dinamarca, por exemplo, possuem corrupção, mas não nos níveis que conhecemos. Estão nas melhores posição do rank da percepção de corrupção 2017 emitido pela Transparência Internacional. Neste mesmo índice, o Brasil aparece na posição de número 96.

Acredita-se que nosso país desvie anualmente, por corrupção, 4 % do PIB. Algo em torno de R$ 200.000.000,00 (Duzentos bilhões de reais).

A certificação ISO 37001 é um processo que traz à Organização ferramentas de análise de risco, controle e combate ao suborno de forma eficaz. Não elimina suborno, mas permite o conhecimento de riscos corridos gerando medidas de controle preventivas e de sua detecção.

Importante estar atento aos movimentos de mercado público e privado com relação aos programas de integridade e sistemas antissuborno. Vários Estados estão estabelecendo regras de integridade e antissuborno nas suas relações comerciais, como por exemplo o Rio de Janeiro, Distrito Federal, Tocantins em processo de projeto de lei. Além disso, o mercado privado, cada vez mais, exigindo programas de integridade e antissuborno de seus fornecedores.

Vários são os benefícios de sua implantação e certificação, entre elas: credibilidade institucional junto às partes interessadas, oportunidades de novos negócios e manutenção de negócios atuais. Na verdade deixará, no curto prazo, de ser uma possível vantagem competitiva para se tornar fator de sobrevivência das Organizações.

Não há mais volta nesta realidade. Sendo a única norma Antissuborno certificável com “selo” ISO; seu reconhecimento pelos mercados é amplo e inquestionável.

Minha experiência na implantação de sistemas já certificados de gestão antissuborno com base na ISO37001, me permitiu testemunhar os benefícios trazidos para estas Organizações, tais como: maior credibilidade da marca e no relacionamento com parceiros de negócios; medidas eficazes de prevenção, mitigação e controle;  maior agilidade nas respostas às demandas de qualificação solicitadas pelas  empresas; fechamento de novos contratos, entre outros.

Muitas Organizações de todos os portes, segmentos, modelos de negócios estão se mobilizando na busca da certificação do seu sistema de gestão antissuborno ISO37001. Apenas como possível parâmetro deste movimento de mercado, nestes últimos 2 meses de 2018 tivemos um aumento de 10 vezes na procura da implantação da ISO37001 em relação ao segundo semestre do ano de 2017.

 

Por Cláudio Martelletti Grillo Filho - Diretor da Qualtec Consultoria e Treinamento

(+) Mais Notícias

Agenda de treinamentos

© Copyright 2016 - 2018. Todos os direitos reservados - #MadeWithFeeling