POR QUE FAZER O LEVANTAMENTO E CONTROLE DE ÁREAS CONTAMINADAS? ALÉM DA OBRIGATORIEDADE, OLHAR PARA SUA ÁREA DE RISCO ANTES DO APARECIMENTO DE UM PROBLEMA PODE REDUZIR CUSTOS DE RECUPERAÇÃO ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO E CONTROLE DE ÁREAS CONTAMINADAS

Publicação: 04/06/2018

Por que fazer o levantamento e controle de áreas contaminadas? Se a sua empresa está localizada no Estado de São Paulo e:

  • lança efluentes ou resíduos no solo como parte de sistemas de tratamento ou disposição final;
  • faz o uso de solventes halogenados;
  • fundição secundária ou recuperação de chumbo ou mercúrio;

 

sua empresa tem a obrigação de implantar o “Programa de Monitoramento Preventivo da Qualidade do Solo e da Água Subterrânea”, obtido a partir da execução da Avaliação Preliminar (primeira etapa do Gerenciamento de Áreas Contaminadas).

Outro setor que deve fazer o estudo de sua área para evitar contaminações são os postos de gasolina, que correspondem à quase 75% das áreas contaminadas cadastradas no Estado de São Paulo. A Resolução CONAMA nº 273/2000 (Brasil, 2000) estabeleceu a obrigatoriedade da investigação de passivos ambientais para o licenciamento ambiental de postos de combustíveis e serviços. Mais do que uma obrigação prevista em lei, esses estudos irão ajudá-lo a evitar possíveis danos no futuro, como pequenos vazamentos, que com o tempo viram grandes problemas, podendo resultar não só em multas pelos órgãos fiscalizadores, mas também em custos elevadíssimos a serem investidos na recuperação dessas áreas contaminadas, caso você seja o causador dessa poluição.

A bióloga e especialista em Gerenciamento ambiental e Sustentabilidade da Qualtec Consultoria e Treinamento, explica que essas empresas obrigatoriamente precisam de um levantamento das áreas contaminadas.

“No primeiro momento, essas empresas precisam contratar um profissional que levante as informações daquela área e atividade, além de realizar uma “vistoria” que irá observar se há indícios de uma possível contaminação, como uma mancha de óleo no solo, rachaduras em tanques, entre outros sinais que indicam que a empresa pode estar contaminando a área em que ela ocupa com o seu produto. Um levantamento preliminar feito em sua empresa irá avaliar os compostos utilizados, a geração de danos que eles podem provocar, as atividades exercidas em torno de sua área, histórico, entre outras questões para saber se você pode estar causando algum passivo ambiental, ou seja, algum dano àquele local”, explica.

No caso dos postos de combustíveis, essa obrigatoriedade apresenta-se na hora de realizar o licenciamento, conforme a CONAMA 273/2000 acima. Destaca-se a importância dessa obrigação através do número de áreas contaminadas através dessa atividade e, também pelo fato de no Brasil o etanol ser adicionado à gasolina. Essa diferença nas formulações da gasolina/álcool podem influenciar o destino e transporte dos hidrocarbonetos (compostos da gasolina), podendo assim, agravar a contaminação.

Após estudos preliminares, a Qualtec ainda trabalha com etapas seguintes do Gerenciamento de Áreas Contaminadas, como a etapa de investigação confirmatória, que consiste em análises do meio físico e estudos mais aprofundados, estudos do meio físico, do fluxo da água, granulometria, comportamento dos compostos que podem estar contaminando este solo, entre outras informações colhidas para averiguar os possíveis danos causados nessas áreas.

Não espere ter um problema para ir atrás de um estudo de áreas contaminadas! “Muitas empresas acabam só olhando para essas áreas quando o problema de contaminação já se instalou. Nessa fase, as técnicas de remediação, as ações de recuperação, tem um custo muito mais oneroso para a  empresa, do que se ela realizar ações preventivas através de boas práticas de manutenção e gerenciando suas áreas dentro dos padrões estipulados pelos órgãos fiscalizadores.

Além do impacto no bolso do empresário, uma penalização ou diagnostico de área contaminada pode levar a uma não conformidade grave para obtenção/renovação da sua certificação na ISO 14001:2015, já que a norma é clara em relação a cumprimento de requisitos legais. 

 

Você tem dúvidas sobre como começar esse estudo sobre áreas contaminadas dentro da sua empresa? Entre em contato com a Qualtec! Nossos consultores poderão lhe auxiliar em todo o processo!

(+) Mais Notícias

Agenda de treinamentos

© Copyright 2016 - 2018. Todos os direitos reservados - #MadeWithFeeling