A ISO 37001 COMO FERRAMENTA CORPORATIVA NO COMBATE AO SUBORNO E À CORRUPÇÃO ISO 37001, Unidos contra a corrupção e Detector de ficha de político na luta contra a corrupção e o suborno

Publicação: 27/09/2018

 De acordo com a ABNT NBR ISO 37001:

 

       CORRUPÇÃO

  • é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.

 

       SUBORNO

  • é a oferta, promessa, doação, aceitação ou solicitação de uma vantagem indevida de qualquer valor (que pode ser financeiro ou não financeiro) direta ou indiretamente, e independente de localização, em violação às leis aplicáveis como um incentivo ou recompensa para uma pessoa que está agindo ou deixando de agir em relação ao desempenho das suas obrigações.

 

                O suborno e a corrupção estão intrinsecamente ligados, tanto em suas definições quanto nos atos em si. Aceitar ou ofertar suborno é corromper-se e vice-versa. Não é de hoje que ouvimos falar sobre suborno e corrupção, principalmente no Brasil. Tais conceitos estão, infelizmente, muito presentes no nosso cotidiano, principalmente no que diz respeito ao nosso cenário político e nas relações comerciais público privadas.

                Por outro lado, a luta pelo combate e mitigação da corrupção vem crescendo no Brasil e no mundo, demonstrando que a conscientização é um dos passos mais importantes para levar os conceitos á prática. É no meio desse cenário que surgem projetos visando difundir e praticar a cultura de combate a corrupção e suborno: o Unidos Contra a Corrupção, o Detector de Ficha de Político e a Norma ISO 37001, entre outros.

 

                A fim de levar o projeto com o maior pacote anticorrupção do mundo como pauta prioritária para o Congresso Nacional em 2019, o “Novas Medidas Contra A Corrupção”, a plataforma online www.unidoscontraacorrupcao.org.br disponibiliza a participação dos usuários e a obtenção de informações a respeito dos candidatos ao Congresso Nacional, atendendo a três critérios:

                               1 – Passado limpo;

                               2 – Compromisso com a democracia;

                               3 – Apoio às Novas Medidas Contra A Corrupção.

                O site permite o cadastro de três formas: eleitor, candidato e empresa. Além disso, é possível fazer o dowload do manifesto e dos materiais da campanha, divulgação da campanha através de Facebook e Whatsapp e montar um time para mobilizar na sua cidade, contando com o auxílio da organização. A campanha conta com a coordenação de entidades como Instituto Ethos, Transparência Internacional Brasil, Contas Abertas, MCCE, Observatório Social do Brasil e Instituto Cidade Democrática.

 

                Outra iniciativa interessante no que tange a parte política é o aplicativo Detector de Ficha de Político, que faz a leitura do rosto do candidato político e retorna com seus problemas judiciais. O aplicativo funciona a distância ou presencialmente, podendo ser utilizado em vídeos, face a face, imagens impressas ou da internet. As informações são obtidas apenas através de informações oficiais pulverizadas nas diversas instâncias dos tribunais, excluindo os processos sob sigilo de Justiça, que não tem as informações públicas. O aplicativo ganhou o Grand Prix 2018 do Cannes Lion na categoria Mobile, premiação inédita para o Brasil. Também está disponível um plugin para os navegadores de computador, o Vigie Aqui, que grifa de roxo o nome de políticos com pendências na justiça.

 

                Muito além da iniciativa nacional, a Norma ABNT NBR ISO 37001:2017- Sistema de Gestão Antissuborno (versão traduzida para o português da original ISO 37001:2016 - Anti-bribery management systems) especifica requisitos e fornece orientações para o estabelecimento, implementação, manutenção, análise crítica e melhoria de um Sistema de Gestão Antissuborno. A diferença é que a Norma se aplica a toda e qualquer organização, independente de porte e segmento, tendo acreditação internacional. Como pertence a família ISO, a norma pode ser integrada a outras normas de Sistema de Gestão já presente nas organizações. É a melhor forma de comprovar e fortalecer o combate a corrupção e ao suborno dentro do ambiente empresarial, utilizando de documentações e processos para comprovar a integridade e ética dentro das organizações.

                Com tantas iniciativas benéficas que envolvem pessoas físicas e jurídicas, políticos e eleitores, do Brasil e do mundo, só nos resta apoiar e difundir a cultura antissuborno.

 

                Para auxiliar sua organização no que tange a Norma ISO37001, a Qualtec trabalha com auditoria, consultoria, diagnóstico, treinamento e auxílio na implementação da ABNT NBR ISO 37001:2017 – Sistema de Gestão Antissuborno.  Com 30 anos de experiência e 30% das empresas já certificadas na norma no Brasil, contamos com profissionais qualificados para oferecer os melhores serviços, aliando flexibilidade e seriedade.

(+) Mais Notícias

Agenda de treinamentos

© Copyright 2016 - 2018. Todos os direitos reservados - #MadeWithFeeling